Antelóquios

  O que são exatamente Antelóquios? De acordo com o dicionário:

antelóquio: do Lat. anteloquiu; s. m., aquilo que se diz antes; prefácio; prólogo.

No caso, Antelóquio nada mais é que um exercício literário simples. Pega-se uma notícia real, disponível aos borbotões na Internet, e cria-se uma ficção anterior ao fato narrado. Só isso. Não há compromisso com a verdade. Não há preocupação com os envolvidos. Simplesmente é utilizado um fato real para inspirar uma narrativa fictícia. Gostou da idéia? Faça um Antelóquio e me mande. Quem sabe eu não coloco aqui, junto com os meus? Notícias bizarras acontecem todos os dias, apenas aguardando que alguém inspirado as aproveite. Quer exemplos? Abaixo segue uma sequência de Antelóquios criados por mim.

ATENÇÃO: Todos os textos aqui expostos são trabalhos de FICÇÃO. A responsabilidade pela veracidade dos fatos das notícias referidas é totalmente dos veículos apontados. Caso a exploração de alguma notícia ofenda ou difame alguém pessoalmente, peço que entre em contato comigo, que ela será imediatamente retirada.
 


Thursday, March 17, 2005

SOLUÇÃO

©Alexandre Fernandes Heredia

- Senhor, por favor afivele seu cinto. Estamos numa zona de baixa pressão, e podem haver solavancos.

- Grazie.

- É a sua primeira vez em Bangcoc?

- Não, minha namorada vive aqui. Eu passo mais tempo aqui do que em casa.

- E por que você não muda de vez?

- Estou fazendo um tratamento médico em Roma. Não posso me mudar.

- Em Bangcoc temos excelente hospitais...

- É, mas meu caso é grave. Grave demais até.

- Posso perguntar o que é?

- Leucemia.

- Sinto muito.

- Não precisa se desculpar, ragazzo. Não é culpa sua. E eu estou bem. Depois de hoje, esses problemas serão coisa do passado.

- É assim que se fala! Sabe, uma prima minha foi diagnosticada com câncer de pele. Ela não tratou e deu aquele lance, como é que chama mesmo?

- Metástase.

- Isso. Ela está mal, mas ainda não desistiu. Pessoalmente eu duvido que ela sobreviva, mas não se pode perder a esperança, não é mesmo? Não concorda? Senhor? SENHOR!

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/1821001-1821500/1821228/1821228_1.xml