Antelóquios

  O que são exatamente Antelóquios? De acordo com o dicionário:

antelóquio: do Lat. anteloquiu; s. m., aquilo que se diz antes; prefácio; prólogo.

No caso, Antelóquio nada mais é que um exercício literário simples. Pega-se uma notícia real, disponível aos borbotões na Internet, e cria-se uma ficção anterior ao fato narrado. Só isso. Não há compromisso com a verdade. Não há preocupação com os envolvidos. Simplesmente é utilizado um fato real para inspirar uma narrativa fictícia. Gostou da idéia? Faça um Antelóquio e me mande. Quem sabe eu não coloco aqui, junto com os meus? Notícias bizarras acontecem todos os dias, apenas aguardando que alguém inspirado as aproveite. Quer exemplos? Abaixo segue uma sequência de Antelóquios criados por mim.

ATENÇÃO: Todos os textos aqui expostos são trabalhos de FICÇÃO. A responsabilidade pela veracidade dos fatos das notícias referidas é totalmente dos veículos apontados. Caso a exploração de alguma notícia ofenda ou difame alguém pessoalmente, peço que entre em contato comigo, que ela será imediatamente retirada.
 


Tuesday, June 07, 2005

Pernas Para Que Te Quero!

© Alexandre Heredia

Nick usou as costas da mão direita para enxugar o suor que escorria de sua testa, e com a esquerda coçou o traseiro por sobre o calção. Estava louco para tomar uma cerveja, mas por causa da inflamação em seu joelho tinha que se contentar com o suco de laranja. "Porcaria de antibiótico", pensou.

De sua espreguiçadeira podia ver claramente a grama de seu jardim crescendo. Pam se recusava a passar o cortador. Dizia que estragava suas unhas. E por causa disso o quintal estava se transformando em um viveiro de mosquitos. E a situação iria piorar com a chegada do verão.

"Fazer o quê?", pensou Nick, enquanto se ajeitava na cadeira. Seu joelho estava detonado. Não tinha como guiar o velho cortador pela grama. Na verdade, havia pouca coisa que ele pudesse fazer além de ficar sentado. "Maldita hora que aceitei jogar aquela partida de soccer!", resmungou. Aquilo não era esporte, era uma maldita mania européia que estava roubando o público do verdadeiro esporte americano: o baseball.

Mas o pessoal do escritório havia montado um time, e ele aceitou participar apenas para não ser excluído do grupo. Sabia como aquele tipo de coisa contava na hora de um corte. E ele já havia passado dos 35 anos, não podia arriscar uma demissão.

"Tudo que eu queria", pensou, amargurado, "era fazer um transplante dessa perna. Colocar uma perna igual a daqueles negros africanos, que nem a do Carl Lewis. Aí os caras iriam ver quem ia se machucar numa disputa de bola!".

Seus devaneios foram interrompidos por um assovio contínuo, vindo do alto. Ergueu os olhos mas se ofuscou com o sol brilhante. Espremeu as pálpebras, mas não conseguiu reconhecer a origem daquele som crescente.

De repente, sem aviso, seu quintal explodiu. Não uma grande explosão, mas o suficiente para ser notada. Grama alta e terra seca voaram para todo lado. Assustou-se, e quase caiu da espreguiçadeira. Com os olhos arregalados olhou para a pequena cratera formada em seu quintal, percebendo que havia algo disforme lá dentro.

Sem retirar os olhos do ponto de impacto, ergueu-se com esforço. Mancou até o lugar.

- Goddammit...

O que será que caiu lá? Clique no link abaixo e descubra:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2005/06/050608_aviaonyms.shtml